Como escolher a cortina ideal para sua janela

October 30, 2015

 

 

Escolher a cortina ideal para sua janela não envolve apenas a janela em si, mas o tipo de ambiente, o tipo de iluminação que se deseja, as cores e o estilo decorativo como um todo. No mercado existem cortinas para os mais variados gostos: as clássicas, as rústicas, as modernas, as persianas, cortinas com muitos tipos de tecidos, texturas e cores. Se você está perdido frente a tantas opções, preparamos nesse texto algumas dicas sobre como fazer a melhor escolha para cada ambiente. Confira!

 

Janela do quarto

 

Se formos pensar em todos os cômodos de uma casa, os quartos são os primeiros que devem receber uma cortina para proteger seus moradores dos raios solares que entram pelas janelas logo cedo. Se por volta das 5 horas da manhã o quarto já está claro, isso pode comprometer a qualidade do restante do sono e atrapalhar todo o dia de uma pessoa. Por isso, a cortina ideal para a janela dos quartos são as que possuem forros de black-out, que vedam totalmente a passagem da luz solar. Nesse caso, as cortinas que ficam por cima dele devem ser de tecido, com as cores e texturas de acordo com o gosto do freguês. Essas cortinas são sempre instaladas através de trilhos ou de bastões.

 

Janela da sala

 

Caso você esteja mais afinado com o estilo clássico e tenha a sorte de uma bela vista da janela da sala, opte por cortinas de tecidos transparentes, pois elas trazem leveza para o ambiente. Na sala não há necessidade de black-out, e esse tipo de cortina cumpre uma dupla função: do lado de dentro da janela é possível ver a sombra do exterior, mas quem está do lado de fora não consegue ver dentro de casa, garantindo a privacidade de seus moradores.

 

Janela do escritório

 

As cortinas mais indicadas para um escritório, seja ele dentro ou fora de casa, são as persianas. As persianas verticais são as mais tradicionais para esse tipo de ambiente, pois são práticas, sofisticadas e protegem o ambiente da luz solar na medida certa através de seus ajustes. A persiana horizontal também é uma opção para janelas do escritório, desde que a janela seja de correr e não aquelas que se abrem para dentro.

As persianas estão disponíveis em variadas cores, sendo que as sóbrias e neutras são mais utilizadas nas verticais e as quentes são utilizadas nas horizontais, inclusive com opções metalizadas. Existe também a opção de persianas horizontais de madeira. Elas são ideais para pessoas com gostos mais rústicos e despojados, além de trazer um clima mais aconchegante para o ambiente.

 

Cortinas longas ou curtas?

É possível comprar ou mandar fazer cortinas que vão até o chão, ou então aquelas que cobrem apenas a área da janela, gerando economia de tecido e de recursos. As cortinas que vão até o chão são mais utilizadas nas salas de estar e de jantar, pois esses ambientes tendem a ser mais amplos e a permitir um uso maior dos espaços. Para os quartos as cortinas tendem a ser curtas, acompanhando a dimensão das janelas.

E então, com qual desses tipos de cortina você irá combinar sua janela e decorar os ambientes da sua casa? Se tiver alguma dúvida, escreva para a gente!

 

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square