Manutenção: como cuidar das portas e janelas para durarem mais!

October 17, 2015

 

 

 

Nossa casa é nosso bem mais precioso e é nela que podemos descansar das batalhas do dia a dia, relaxar um pouco e curtir bons momentos com as pessoas que amamos. Por isso mesmo, todo cuidado com ela é pouco e devemos fazer de tudo para que ela se mantenha agradável e conservada. Com a vida atribulada dos dias de hoje isso costuma não ser tarefa fácil, mas com dicas inteligentes é possível ter sucesso nessa empreitada.

E você, como anda cuidando das suas portas e janelas? Elas são parte essencial de um lar e merecem carinho e atenção! Além de comprar ferragens e esquadrias de boa qualidade, é importante sempre dar a manutenção adequada. Só assim a casa se mantém sempre nova, bonita e pronta para que você viva bons momentos nela! Quer descobrir como cuidar para que suas portas e janelas durem mais? Confira o texto a seguir e aprenda!

 

Limpeza

 

O primeiro passo para conservar suas janelas e portas começa, logicamente, pela limpeza. E ela não deve ser feita de qualquer forma: exige conhecimento e cuidados. O ideal é sempre usar esponjas ou panos macios, com boa quantidade de uma solução que você pode preparar em casa, à base de água e detergente neutro a 5%. Vale lembrar que deve-se fugir de detergentes com saponáceos e materiais abrasivos, especialmente as esponjas de aço, que arranham e destroem qualquer material. O mesmo vale para produtos muito ácidos ou alcalinos: podem manchar e tornar a pintura opaca, por isso a opção pelo neutro.

Se a janela ou porta for de correr, é preciso também manter os trilhos limpos, para que ela não emperre. Esses locais são campeões em acumular poeira, que pode acabar compactada pela ação constante de abrir e fechar. Depois que se tornam crostas, elas são de difícil remoção e podem comprometer roldanas, exigindo a troca precoce. Portanto, não deixe acumular! Para limpar cantinhos difíceis, use um pincel de cerdas macias.

 

Lubrificação

 

É importante lembrar que devemos passar longe de derivados de petróleo como removedores e vaselina: embora em um primeiro momento possam conferir brilho e beleza, com o tempo reduzirão a vida do acabamento superficial e também ressecam plásticos e borrachas. Graxa e óleo também não devem ser usados em roldanas: isso pode manchar o material e também as roupas de quem por acidente colocar a mão ali! Basta manter a área limpa e evitar o acúmulo de sujeiras, que podem formar crostas.

 

Pintura

A pintura é parte essencial da beleza de qualquer residência. No entanto, se mancharem as portas e janelas, todo o esforço terá sido em vão. Para isso não acontecer é preciso ter alguns cuidados, mas a maioria deles é simples. Antes de começar, é preciso protegê-las com fita adesiva de PVC (fuja das fitas-crepe, pois elas não têm a qualidade necessária para afastar a tinta e ainda podem manchar!). E se mesmo assim houver respingos de tinta, limpe imediatamente, enquanto ela ainda está fresca.

Seguindo essas dicas suas portas e janelas terão muito mais beleza e viço. São cuidados simples, mas que podem evitar muita dor de cabeça e deixar sua casa do jeito que você ama por muito mais tempo!

E você, como dá a manutenção nas portas e janelas de sua casa? Compartilhe suas experiências e suas dúvidas conosco!

 

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Assis Brasil, n°7678, Porto Alegre.

(51) 3013-7001(whatsapp e ligação)