Como construir ou reformar a sua casa sem que o orçamento estoure?

October 7, 2015

 

 

 

Quando as pessoas enfim vão começar a levantar uma casa naquele terreno onde compraram para morar ou então iniciam uma esperada reforma na sua moradia já antiga, a agitação pode atrapalhar a fazer as coisas certas antes de construir ou melhorar o que já está construído. Ao invés de trazer um enorme contentamento com a casa nova, a obra mal feita abre a chance de causar muito mais desgostos no futuro do que se pode imaginar. Tanto para a construção civil primeira quanto para os reparos na residência, deve-se elaborar um planejamento financeiro global, antecipando as etapas da construção. Que tal ver algumas dicas importantes para não se atrapalhar mais adiante na sua obra?

 

Veja sua disponibilidade pessoal

 

A primeira coisa a se fazer é entender com exatidão quanto você e sua família poderão gastar no empreendimento, independentemente se for uma construção do zero ou reforma. Deve-se avaliar o quanto se tem guardado e o volume de recursos que está previsto para entrar a cada mês, entre salários ou outros meios. Isso será útil para se ter uma ideia precisa de quanto poderá gastar na obra e colocar limites na hora de comprar materiais de construção, sem se comprometer com um orçamento que não poderá bancar.

 

Defina o projeto minuciosamente

 

Agora que já sabe seu limite orçamentário, é chegado o momento de programar o que deseja que seja realizado na sua obra. Ainda não é o período dos desenhos técnicos ou plantas, mas de determinar o número de cômodos, os espaços de lazer, entre outros aspectos, como quais seriam as opções de materiais que serão empregados. Essa é a base para montar o orçamento da obra. E, se você colocar tudo por escrito, terá um plano para seguir, correndo menos riscos de fugir daquilo que está no papel.

 

Não compre por impulso

 

Depois que o orçamento global já estiver pronto, juntando o projeto arquitetônico, os custos com materiais, a contratação de mão de obra e a parte elétrica e hidráulica ou a demanda que corresponder à parte que deseja modificar na sua atual residência, pesquise muito os preços cobrados pelos materiais e pelos profissionais envolvidos na construção. Busque cotações de elementos da casa, como portas e janelas, e matérias-primas nas lojas físicas e na internet, a fim de ajustar a melhor relação custo-benefício. Consulte orçamentos feitos por pelo menos três profissionais diferentes, mostrando-lhes os trabalhos de edificação ou reforma que pretende para o imóvel. Não tome decisões de forma impensada.

 

Faça uma boa gestão da entrega dos materiais

 

Uma das coisas que muitos donos de obra ficam desatentos é em relação à boa entrega dos materiais adquiridos. É importante avaliar com antecipação, ainda que determinada loja traga preços extraordinários, se ela poderá de fato cumprir com os prazos estipulados para a entrega. Se os fornecedores atrasarem a remessa de materiais para as datas planejadas, a mão de obra vai ficar parada ou com a operacionalidade reduzida. Por isso, o que aparentemente sai barato agora, poderá sair caro depois se você não se planejar e pesquisar. Muitas vezes, a compra de certos itens pode ser uma estratégia vantajosa, mesmo que um pouco mais caros, se a loja em que os adquiriu tiver uma pronta entrega dos materiais.

Na medida em que a obra for se sucedendo, aprecie cada etapa da construção e estabeleça os pagamentos correspondentes. Compare o que está sendo reformado ou levantado com o seu projeto inicial. Controle suas emoções e ansiedade e deixe para comemorar depois que tudo estiver pronto!

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Assis Brasil, n°7678, Porto Alegre.