Dicas para escolher sua esquadria. Madeira,alumínio ou aço ?

July 27, 2015

 

 

 

As esquadrias dizem respeito ao nome genérico dado às portas, janelas e demais passagens ou aberturas desse tipo, em um projeto arquitetônico, construção ou montagem estética. Hoje em dia o mercado oferece uma quantidade grande de modelos de esquadrias, além de ótima quantidade de materiais. Normalmente, escolhem-se portas e janelas conforme a durabilidade e segurança que se pretende a esta solução para a residência, o impacto visual, sua proteção à acústica, além das questões relacionadas à manutenção e facilidade de limpeza. Portanto, isso quer dizer que não é uma escolha simples, já que o morador ou proprietário do imóvel deverá levar tantos aspectos em consideração.

 

No entanto, esta etapa de seleção acerca de qual seria a melhor porta ou janela para a sua residência pode ser descomplicada se você desvendar as propriedades e vantagens de cada um dos materiais mais usados. Você está procurando pela melhor matéria-prima para esquadrias? Então veja algumas diferenças entre essas importantes peças de seu imóvel.

 

 

Madeira

O bom sobre o uso deste material é que ele possibilita quase todas as espécies de formatos e aberturas em esquadrias, além de permitir uma grande variedade de cores e texturas. A beleza é um dos pontos fortes da madeira, bem como a durabilidade e resistência. Porém, o material não deve ser molhado, o que torna sua limpeza mais trabalhosa e repleta de cuidados. E como a umidade é uma forte inimiga, as esquadrias de madeira não são indicadas para áreas onde existam muitas chuvas ou contato com água. Devem ser tomadas ainda as devidas precauções contra cupins e outros insetos, que podem deteriorar as peças.

 

 

Aço

Essas peças são altamente resistentes e duráveis, mas não são oferecidas no mercado em uma grande quantidade de formatos, visto que sua fabricação obedece a medidas padronizadas. As esquadrias de ferro são um pouco mais personalizáveis do que aquelas feitas em aço, porém, em geral, têm custo maior. O aço e o ferro têm peso mais elevado do que outras soluções em esquadrias, o que demanda mais cuidados para a fixação e instalação no local, e oferecem uma estanqueidade inferior à dos demais materiais. Se não receber o tratamento adequado, esses materiais podem sofrer corrosão ou oxidação com o tempo.

 

PVC

Duráveis, bonitas e fáceis de limpar, as portas e janelas de PVC apresentam ótima flexibilidade no que se refere aos diferentes modelos e formatos. Mas sua compra é mais difícil, pois devem ser encomendadas e seus preços são mais elevados. Não é possível pintar o material.

 

Vidro

É possível encontrar à venda certos sistemas feitos apenas em vidro temperado, podendo ter pequenos perfis em alumínio ou outro metal nas laterais, a fim de garantir sua fixação. Essa é uma solução elegante para os lugares onde se deseja obter alta transparência, mas o material não possibilita muita variedade de aberturas e formatos.

 

Alumínio

Material de altíssima durabilidade e oferecido no mercado em vários formatos, acabamentos e cores, o alumínio aplicado nas esquadrias comumente acomodam uma ótima estanqueidade e precisão. O alumínio não enferruja, sendo uma ótima opção para os imóveis próximos do mar ou que recebem precipitações atmosféricas de vez em quando. Além de bonitas, as esquadrias de alumínio são práticas de limpar e de conservar. É possível que seu proprietário, inclusive, as transforme, com a aplicação de pinturas e coberturas.

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram
(51) 3013-7001